Como criar cachoeiras
Este tutorial ensinará a fazer cachoeiras realísticas...
1-Crie um brush (aquele que será a cachoeira) com uma textura começada com a palavra scroll..
2-Transforme este brush em entidade, clicando na ferramenta de Seleção, e depois, clicando em to entity.
3-Selecione a entidade func_conveyor
Abaixo segue tabela com keys e values:
Key
Value
Render Mode
Additive
FX Ammount
100
Speed
A velocidade com que a água cai.
5-Alinhe a textura para a água cair para um lado adequado. Nesse caso, o jeito é ir testando...
6-Vamos colocar umas fumacinhas para dar um efeito legal:
No fim da queda ou no meio, enfim onde você quer botar a fumaça coloque um sprite de fumaça...(Num lembro como faz)
7-Coloque um som na sua cachoeira, então...
Coloque uma entidade ambient_generic no lugar de onde você quer que saia o som e ajuste os seguintes atributos:
KeyValuePath/filename.wav of WAVsound/ambience/waterfall3VolumeO volume do som da cachoeira.Start VolumeO mesmo que valor que você colocou em Volume.
Ajuste os flags:
Play Everywhere: Se você ligar esse flag, o som será ouvido em toda parte do mapa...
Small Radius: Faz com que você escute só perto do som. Se o player estiver longe ele não ouvirá o som da cachoeira.
Medium Radius: Se estiver em uma distância média da cachoeira, o player ouvirá o som. (recomendado)
Large Radius: Se o player estiver longe do som, ele ouvirá-lo.
8-Vamos programar para que na queda da cachoeira o player morra. Então...
9-No fim da queda, faça um brush com a textura aaatrigger e transforme este brush em entidade, conforme explica o passo 3.
10-Selecione a entidade trigger_hurt.
11-No atributo Damage coloque 100. Esse atributo indica quanta “life” o jogador perde quando passa pela entidade trigger_hurt.
Pronto, sua cachoeira está pronta.